Cerca de 195 milhões de euros vão co-financiar projectos nacionais no âmbito da Rede Transeuropeia de Transportes

A Comissão Europeia (CE) divulgou hoje as 276 propostas no âmbito da Rede Transeuropeia de Transportes às quais propõe afectar 13,1 mil milhões de euros, no quadro da Iniciativa Interligar a Europa (Connecting Europe Facility). Entre as propostas selecionadas estão projectos portugueses e/ou relacionados com o nosso país, a co-financiar em 195 milhões de euros.

Um dos projectos propostos pela CE é o de estudos para a Plataforma Multimodal do Porto de Lisboa, avaliado em 6.562.955 euros e a co-financiar em 50%. Outro é o da Plataforma Logística de Leixões (estudos e obras), avaliado em 21.559.972 euros, a co-financiar em 12,94%. Igualmente propostos estão estudos para o corredor ferroviário Leixõs/Aveiro/Coimbra-Vilar Formoso, cujo projecto, avaliado em 12.995.403 euros, será financiado em 50%. O corredor ferroviário Sines-Caia (estudos e obras), avaliado em 317.749.703 euros, também foi selecionado e deve ser co-financiado em 50%.

A proposta da via navegável do Douro, avaliada em 4.707.760 euros, também foi eleita e será apoiada em 50%. Neste contexto, o Ministério da Economia refere ainda a elegibilidade  da Janela Única Logística e de propostas no âmbito das Auto-estradas do Mar, como a promoção da utilização do gás natural liquefeito por navios que escalem os portos portugueses.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill