Financiamento abrange formação, inovação e empreendedorismo
FEAMP

A Comissão Europeia (CE) vai investir mais de 7,6 milhões de euros nos sectores marinho e marítimo, ao abrigo do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas – FEAMP (European Maritime Fisheries Fund – EMFF), visando o crescimento sustentável e aumentar os empregos.

De acordo com a CE, o montante incidirá sobre competências, criatividade e tecnologia, em áreas consideradas importantes para a Europa, como a aquacultura, a biotecnologia e a energia dos oceanos, essenciais para o desenvolvimento da economia azul europeia.

O investimento previsto beneficiará projectos nas áreas da formação, inovação e do empreendedorismo que se candidatem ao financiamento em três categorias: Carreiras Azuis (Blue Carreers, 3,45 milhões de euros), Laboratórios Azuis (Blue Labs, 1,7 milhões de euros) e Tecnologia Azul (Blue Technology, 2,52 milhões de euros).

Com as Carreiras Azuis, a categoria que mais meios financeiros absorverá, a CE visa identificar recursos humanos com aptidões para trabalhar na economia do mar, formá-los e apoiar os que já trabalham no sector a progredir na carreira, contribuindo para tornar as profissões marítimas mais visíveis e apelativas.

Ao abrigo dos Laboratórios Azuis, a CE tenciona promover «laboratórios» inovadores, como lhes chama a instituição, nos quais estudantes e recém pós-graduados se juntem a formadores provenientes das comunidades locais e do sector público ligados às áreas do mar, com o objectivo de desenvolver novas tecnologias, como micro-plásticos e nano-materiais, úteis para eliminar lixo marinho, construir sistemas robotizados não tripulados para pesquisar e preservar a herança sub-aquática ou estudar o potencial terapêutico de micro-organismos marinhos.

Finalmente, o programa Tecnologia Azul destina-se a promover parcerias público-privadas de apoio à transferência de tecnologia e resultados científicos para aplicações comerciais, bem como à coordenação do investimento estratégico nas bacias marítimas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill