O acordo ainda requer assinatura formal, mas depois de entrar em vigor, permitirá operações conjuntas em território sérvio
Marinha

O Comissário europeu responsável pela Migração, Assuntos Internos e Cidadania, Dimitris Avramopoulos, e o vice-primeiro-ministro e ministro do Interior da Sérvia, Nebojša Stefanović, assinaram ontem um acordo “que permitirá a transferência de equipas europeias de guardas de fronteira e costeira para a Sérvia”, esclareceu a Comissão Europeia (CE).

Na sequência do acordo, a Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX) “poderá prestar assistência à Sérvia na gestão das fronteiras e realizar operações conjuntas com a Sérvia, em especial em caso de alterações súbitas dos fluxos migratórios”, refere a CE.

O documento agora firmado terá que ser ainda assinado formalmente, depois de ambas as partes completarem os respectivos processos legais. E é necessário o consentimento do Parlamento Europeu. Depois do acordo entrar em vigor, a FRONTEX poderá destacar forças para regiões sérvias fronteiriças à União Europeia.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill