A declaração contempla 14 acções em três domínios prioritários relacionados com os oceanos: governação, sustentabilidade e investigação científica
Crescendo Azul

A Comissão Europeia (CE) e a Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Federica Mogherini, adoptaram uma comunicação conjunta, propondo açcões para se atingir a segurança, a limpeza e a gestão sustentável dos oceanos.

A iniciativa, que será debatida com os Estados-Membros no Conselho e com o Parlamento Europeu, integra-se na resposta da União Europeia (UE) “à Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e, em particular, ao Objetcivo de Desenvolvimento Sustentável 14”, esclareceu a CE.

Segundo a CE, a proposta “define 14 conjuntos de acções, em 3 domínios prioritários: 1) Aperfeiçoar o quadro internacional de governação dos oceanos; 2) Reduzir a pressão humana sobre os oceanos e criar as condições para uma economia azul sustentável; 3) Reforçar a investigação e os dados sobre os oceanos à escala internacional”.

Ainda de acordo com a CE, a comunicação conjunta “visa estabelecer a ligação entre as dimensões interna e externa da segurança de uma boa governação dos oceanos”, tendo em conta “as estratégias existentes, nomeadamente a Estratégia de Segurança Marítima da UE e estratégias regionais, como as estratégicas para o golfo da Guiné e o oceano Índico, incluindo a política integrada para o Ártico” e visando “uma melhor partilha da responsabilidade internacional pelos nossos oceanos”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill