No último dia de 2015 a Organização Marítima Internacional (IMO) e a Comissão Europeia (CE) assinaram um acordo para financiamento de uma rede global de Centros de Cooperação de Tecnologia Marítima nos países em desenvolvimento. Segundo a IMO, o acordo prevê uma contribuição 10 milhões de euros da CE, reveladora do empenho da União Europeia (UE) em concretizar a implementação de um leque de medidas dirigidas à eficiência energética e à redução de emissões para a atmosfera.

O projecto dos Centros de Cooperação em Tecnologia Marítima irá apoiar os beneficiários na redução de emissão de gases com efeito de estufa entre a indústria do transporte marítimo, através de assistência técnica e da construção naval.

O coração da iniciativa será a instalação de cinco centros de excelência em cada uma das cinco regiões do projecto – África, Caraíbas, Ásia, América Latina e Pacífico – no prazo de quatro anos. Cada centro acolherá uma instituição credível da respectiva região, seleccionada através de um processo aberto de licitação coordenado pela IMO.

Os centros funcionarão como pontos focais para diversas actividades, entre as quais melhorar a capacidade de autoridades marítimas, portuárias e seus parceiros de agirem em conformidade com as regras internacionais, apoiar o desenvolvimento de políticas nacionais de eficiência energética, promover a subscrição do Anexo VI da Convenção MARPOL sobre controlo de emissões poluentes, implementar tecnologias e operações de baixo carbono no transporte marítimo e recolher informação relevante para apoiar a indústria marítima nos seus processos de decisão.

O conceito de uma rede global para cooperação em tecnologia marítima e aceleração da construção naval e transferência tecnológica no sector foi destacado pela IMO na conferência inaugural da Future-Ready Shipping Conference, que decorreu em Singapura em Setembro de 2015.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill