Zonas marinhas protegidas da Suécia e Dinamarca alvo de medidas da CE
Comissão Europeia

A Comissão Europeia (CE) adoptou recentemente dois regulamentos que facilitam o cumprimento da legislação ambiental europeia na protecção dos ambientes naturais por parte de dois Estados membros – Suécia e Dinamarca. Os regulamentos ajudarão, em particular, à implementação do Quadro Estratégico Marítimo e das directivas sobre habitats e pássaros.

Um dos regulamentos é relativo ao Mar do Norte, onde existem novas proibições aplicáveis a uma zona protegida em águas suecas e alguns locais do Natura 2000 em águas dinamarquesas. O outro diz respeito aos locais do Natura 2000 dinamarquês no Mar Báltico e substitui o regulamento (EU) 2015/1778 sobre medidas de conservação das pescas para protecção das zonas de recifes nas águas do Báltico e do Kattegat sob soberania dinamarquesa.

As novas medidas visam proteger os recifes e algumas espécies animais submarinas, proibindo a pesca por arrasto em profundidade ou pura e simplesmente qualquer pesca. Complementarmente, torna-se obrigatório o uso de sistemas de identificação automática para navios sem sistemas de monitorização a bordo nas áreas protegidas suecas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill