FEAMP apoiará projectos de rotas marítimas entre sítios costeiros na Europa
Karmenu Vella

A Comissão Europeia (CE) anunciou ontem, na conferência do Dia Europeu do Turismo, em Bruxelas, a disponibilização de 1,5 milhões de euros do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e Pescas (FEAMP) para promover o turismo costeiro e marítimo através do apoio à criação de rotas marítimas que ligam os sítios marítimos em toda a Europa.

O anúncio foi feito pelo Comissário do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, juntamente com a Comissária para o Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME’s, Elżbieta Bieńkowskaand, e o Comissário para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics. Para beneficiarem deste apoio, os interessados devem apresentar propostas até 15 de Março de 2017.

No discurso de abertura da conferência, Karmenu Vella combinou a herança marítima da Europa, um continente com 70 mil quilómetros de costa, com o papel que pode ser desempenhado pelas autoridades turísticas e pelas indústrias culturais e criativas no desenvolvimento de novas propostas turísticas, que considera capazes de tornar a Europa um destino mais atractivo.

O Comissário recordou que dois em cada três turistas europeus preferem passar férias em zonas costeiras e que o turismo costeiro, juntamente com o turismo de cruzeiros, os iates e as marinas, representa quase 3 milhões de empregos e gera 400 mil milhões de euros de receita.

E deixou algumas pistas sobre o tipo de candidatos que gostaria de ver concorrer a este novo apoio financeiro: representantes de museus em zonas costeiras, possuidores de edifícios históricos junto à costa ou residentes em localidades costeiras que inspiraram filmes ou séries famosas. A título de exemplo, nomeou o projecto online Baltic Museums 2.0, que reúne os museus marítimos da Alemanha, Polónia, Lituânia e Rússia.

Karmenu Vella aproveitou ainda a ocasião para lembrar o potencial que representa o mercado chinês. “No último ano, 12,5 milhões de turistas chineses visitaram a Europa”, referiu, acrescentando que no próximo ano, a CE lançará uma campanha de marketing na China, que preparará o terreno para o Ano Sino-Europeu do Turismo, em 2018. E recordou a cooperação entre a Europa e a China no turismo costeiro local durante o Ano Azul Sino-Europeu de 2017.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill