Primeira edição tem como objectivo dar a conhecer as potencialidades do uso do peixe-zebra como modelo biomédico
curso

Começa hoje a primeira edição do Curso de Nefrologia Experimental, organizada pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR). Um curso que pretende dar a conhecer as potencialidades da utilização do peixe-zebra como modelo biomédico, nomeadamente no estudo de patologias renais. E que tem como “alvo” dois tipos de alunos: os internos da especialidade de nefrologia que frequentam o Mestrado Integrado em Medicina (MIM), na UAlg, e ainda os biólogos e investigadores que trabalhem com animais modelo.

Tudo começa com a formação teórica. Esta incide sobre a reprodução e gestão de colónias de peixe-zebra, apresentações sobre estudos de regeneração, mineralização e utilização das suas linhas transgénicas e mutantes. No programa consta igualmente uma visita ao biotério de peixe-zebra do CCMAR assim como uma componente mais prática de demonstrações de manipulação e microinjeção de peixes-zebra, seguindo-se a preparação de sistemas in vitro derivados de tecidos e células de peixe-zebra.

O CCMAR tem agendada uma segunda edição do curso, já marcada para o dia 12 de Maio, realizada no mesmo local (Universidade do Algarve) mas desta vez em inglês.

Todas as informações e inscrições, podem ser feitas através do site do CCMAR com os curso de formação avançada: http://att.ccmar.ualg.pt/zebrafish_May2016/index.html

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill