Em termos nutricionais é hoje reconhecida, em diversos estudos científicos, a importância do peixe para reequilibrar a dieta alimentar e para o equilíbrio biomolecular entre ómega 3 e ómega 6 que, por sua vez, contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, da diabetes, doenças reumáticas e doenças degenerativas do sistema nervoso.

O pescado e os produtos da pesca evidenciam-se pelos baixos níveis de colesterol e presença apreciável de ácidos gordos polinsaturados, sendo que para fornecer a dose diária recomendada de 500mg de ómega 3, são necessárias apenas 15g de Cavala.

Esta espécie é, efetivamente, um bom exemplo de produto saudável e sustentável, por ser abundante na costa portuguesa, atualmente sem restrições de contingente, rica nutricionalmente e cuja valorização contribuiria para um maior rendimento para o pescador e desenvolvimento das comunidades piscatórias, permitindo igualmente boas margens de comercialização e um preço acessível ao consumidor final.

Por estas razões, a Docapesca assumiu, desde 2012, o papel de agente dinamizador de iniciativas de mobilização da sociedade para um consumo sustentável e responsável, demonstrando, com o apoio dos Chefs e alunos das Escolas de Hotelaria, como filetar a Cavala e confecionar de forma rápida e inovadora, refeições económicas e ricas do ponto de vista nutricional, tirando partido do potencial gastronómico desta espécie que já é alvo de muitas atenções por parte de Chefs de renome nacional. Nestas ações, sempre desenvolvidas em grande proximidade e parceria com os municípios, incluem-se participações em festivais gastronómicos, bem como aulas de culinária nos mercados municipais.

A Docapesca é uma empresa do Setor Empresarial do Estado, tutelada pelo Ministério das Finanças e pelo Ministério do Mar, que tem como missão prestar, no continente português, o serviço público da primeira venda de pescado em lota, e desenvolve desde 2012, a Campanha da Cavala, visando maximizar a sua presença na restauração e no consumo doméstico. Com sede em Lisboa, a Docapesca é responsável pela gestão de 22 lotas e de 37 postos de venda de pescado, distribuídos ao longo de todo o território continental português e presta um variado leque de serviços de apoio à pesca.

 

Filete de Cavala Albardado, risotto de abóbora e courgettes e tártaro de tomate

Ingredientes (2 Pessoas)

500 g de filetes de cavala média

100 g de tomates chucha

1 dente de alho

2 ovos

50 g de farinha de milho

40 g de sumo de limão

5 g de mel

4 dl de óleo

1 fio de azeite

25 g de salsa

2 g de flor de sal

Sal e pimenta q.b.

 

Para o risotto:

200 g de arroz arbóreo

100 g de abóbora menina

60 g de courgette

60 g de queijo parmesão

60 g de manteiga

50 g de cebola

1 dente de alho

0,5 dl de azeite

3 dl de caldo de aves

1 dl de vinho branco

1 folha de louro

Sal e pimenta q.b.

 

Preparação

Arranje os filetes e tempere-os com sal, pimenta e o sumo de limão. Faça o risotto: asse a abóbora no forno a 180ºC até ficar macia e reduza-a a puré. Corte as courgettes em cubinhos e salteie-os ligeiramente num fio de azeite. Leve um tacho ao lume com o restante azeite, o louro, a cebola e o alho picados e deixe refogar. Junte o arroz, deixe fritar e regue com o vinho branco. Deixe cozinhar 18 minutos adicionando o caldo aos poucos. Junte quase no final o puré de abóbora, a courgette, o parmesão e a manteiga, retifique os temperos, envolva e reserve no quente.

Pele os tomates, retire-lhes as sementes, pique-os e envolva-os com a salsa picada, a flor de sal, o mel, o alho picado e o fio de azeite. Reserve no frio.

Aqueça o óleo numa frigideira. Passe os filetes pela farinha de milho e pelos ovos batidos com um pouco de salsa picada, junte-os à frigideira e deixe fritar até ficarem douradinhos. Sirva com o risotto e o tártaro de tomate.

 

Receita elaborada por: Chef Valter Castanheira – Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve

Fonte da Fotografia: Teleculinária

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill