É já no próximo fim-de-semana, de 25 a 27 de Agosto, que terá lugar a 17ª edição do Cascais Vela, organizado, como sempre, pelo Clube Naval de Cascais.

Reunindo alguns dos melhores velejadores do mundo da actualidade, a edição de 2017 conta com a participação de cerca de 77 barcos e mais de 300 velejadores distribuídos por cinco Classes: Classe ORC, representada com 20 embarcações; Classe NHC, com 23 embarcações; Classe SB20, com 20 a Classe Dragão que terá também entre 6 a 10 embarcações, para além da Classe Moth, que integra pela primeira vez o Cascais Vela com 4 barcos.

A Classe Moth é composta por uma das mais rápidas embarcações da vela moderna. Construídas em monocasco com um foil como quilha que lhe permite planar sobre a superfície da água, estas mais modernas embarcações, com um peso na casa dos 27 Kg e apenas um tripulante, podem chegar a atingir velocidades de 70 km/h, colocando-se já no plano do Extreme Sailing.

Como começa a ser também habitual, o Cascais Vela 2017 terá também a Certificação da Sailors for the Sea, como se sabe, uma Organização Não-Governamental de defesa da

sustentabilidade dos Mares e Oceanos.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill