Várias personalidades apelaram publicamente ao Governo para conceder registo nacional ao navio humanitário Aquarius II
Aquarius

O Governo português foi destinatário de uma Carta Aberta subscrita por 43 personalidades na qual é feito um apelo para conceder registo nacional ao navio humanitário Aquarius II, cujo registo foi revogado pelas autoridades portuárias do Panamá e antes disso por Gibraltar.

Entre os subscritores estão o bispo D. Januário Torgal Ferreira, o presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Francisco George, os deputados Isabel Moreira (PS), Catarina Marcelino (PS), Isabel Pires (BE), José Manuel Pureza (BE), Margarida Marques (PS), Pedro Bacelar de Vasconcelos (PS), Wanda Guimarães (PS), a eurodeputada Marisa Matias, além de diversos jornalistas, advogados, investigadores, escritores e outros profissionais (lista completa em www.expresso.pt).

Na carta, os subscritores traçam um histórico do navio, acusam o Governo italiano de pressão sobre o Panamá para retirar o registo ao navio e apelam ao Governo de António Costa para, “em defesa dos direitos humanos, conceder o registo ao navio, “permitindo dessa forma a continuação das suas missões de salvamento de pessoas cuja vida e cuja esperança se afunda no Mediterrâneo”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill