Os carregadores estão a negociar sucessivas descidas de taxas nas rotas Este-Oeste, tendo havido um corte de mais 5% entre Novembro 2015 e Fevereiro 2016.

Os carregadores continuam a negociar sucessivas descidas das taxas cobradas nas rotas Este-Oeste, tendo havido mesmo uma descida de mais 5% entre Novembro de 2015 e Fevereiro de 2016, o que representa também, em termos homólogos, uma descida anual na casa dos 20%.

Esses os dados apresentados pelo mais recente relatório da Drewry’s Benchmarking Club, baseado nas taxas de frete cobradas  nos contractos das rotas Ásia-Europa e Transpacífico e fornecidos confidencialmente pelos respectivos carregadores e agentes marítimos.

Nesse enquadramento e tendo em atenção estar-se num período de finalização de novos contractos e iniciarem-se em Maio próximo, a Drewry prevê igualmente, baseada nas mesmas fontes de informação, uma nova queda das respectivas taxas rotas do Pacífico em direcção a Este, uma nova quebra das respectivas taxas para o segundo trimestre de 2016.

Como refere o próprio Director da Drewry Supply Chain Advisors, a Guerra de preços que estalou no último trimestre de 2015, ainda se mantém, tanto mais quanto o próprio mercado ainda se mantém fraco e sem sinais de recuperação próxima.

Nesse enquadramento, conclui igualmente o Director da Drewry Supply Chain Advisors, uma vez quebrados os preços ao ponto a que foram quebrados, o próximo desafio dos carregadores e agentes marítimos irá ser a identificação dos transportadores que, não obstante essa mesma quebra no preço dos fretes, têm capacidade para manterem um bom serviço e uma reconhecida fiabilidade, onde o tempo de trânsito e o serviço directo versus o transbordo também conta e é igualmente monitorizado pela relatório.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill