União Europeia, Brasil e África do Sul vão assinar um acordo de cooperação científica para a área do Atlântico Sul. A cerimónia decorrerá em Belém, Lisboa, na presença de Marcelo Rebelo de Sousa
Declaração de Belém

Amanhã, na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, a Ministra da Ciência e Tecnologia da África do Sul, Naledi Pandor, e o Ministro de Estado para a Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil, Gilberto Kassab, assinam a Declaração de Belém, “que lança a cooperação entre a União Europeia, o Brasil e a África do Sul na área da investigação no Atlântico Sul”.

De acordo com a Comissão Europeia (CE), este compromisso “definirá as vias pelas quais os países da UE, Brasil e África do Sul vão compreender melhor o Atlântico Sul, desde a segurança alimentar até às alterações climáticas e correntes oceânicas”. Um dos seus objectivos “é o reforço das observações no oceano Atlântico, através da congregação de recursos e conhecimentos, para se garantir o apoio necessário à proteção dos ecossistemas que se encontram sob pressão”.

No quadro deste acordo, será desenvolvida uma cooperação em diversas áreas, incluindo estudo do clima e ecossistemas, observação terrestre e marinha, segurança alimentar, aquacultura, gestão de recursos de pesca e tecnologia oceânica.

A assinatura da Declaração de Belém decorre à margem da conferência «A New Area of Blue Enlightment», promovida pela CE na Fundação Champalimaud, entre 12 e 14 de Julho, na qual participam os signatários, entre outras personalidades. Neste evento, que visa contribuir para compreender e aprofundar o conhecimento científico dos ecossistemas marinhos e as inter-relações entre os oceanos e o clima e os sistemas de energia, também será debatida a dinâmica do Oceano Atlântico e dos seus sistemas de circulação, da Antárctida ao Árctico.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill