O IMT confirmou o papel do Porto de Sines na evolução do movimento de carga nos portos nacionais.

De acordo com o Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT), a carga movimentada nos sete principais portos comerciais do continente atingiu os 36,8 milhões de toneladas, entre Janeiro e Maio deste ano. Este valor representa um aumento de 13,2% face ao período homólogo de 2014.

Para este resultado foi decisivo o acréscimo de 32% registado no Porto de Sines, que «reforça a sua posição cimeira, sendo responsável por 48,7% do total da carga movimentada», lê-se no relatório do IMT. Os portos de Viana do Castelo, Setúbal e Lisboa registaram quebras de 25,8%, 3,1% e 3%, respectivamente.

O IMT informa ainda que o movimento de contentores atingiu as 1051 TEU, mais 4,5% do que no mesmo período de 2014 e um recorde entre todos os períodos equivalentes. O Porto de Sines representou, só por si, 51% do total, seguido dos portos de Leixões (24,1%), Lisboa (19,5%) e Setúbal (4,6%).

O volume de carga, segundo o IMT, cresceu 13,2% face ao período homólogo do ano anterior, principalmente devido ao aumento nos granéis líquidos (25,7%) e granéis sólidos (16,3%). A carga embarcada, 86,5% da qual é carga de exportação, correspondeu a 15,9 milhões de toneladas e deve a subida de 10% face ao mesmo período do ano anterior também ao Porto de Sines.

«O maior travão ao crescimento do volume de carga embarcada», diz o IMT, tem a ver com o «crescimento de apenas 2,3% na cara contentorizada», e com a quebra de 2,3% na carga fracionada e na 1,7% nos outros granéis sólidos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill