Oceana

As capturas de peixes nas águas europeias poderiam aumentar em 57%, ou cinco milhões de toneladas, se os recursos piscícolas fossem explorados de forma sustentável e definidos conforme os pareceres científicos, conclui um estudo da organização Oceana publicado há dois dias. Tal aumento corresponderia a mais do que triplicar as reservas de peixes, como a da sardinha no Mar Cantábrico ou a de bacalhau e arinca no Mar do Norte.

A conclusão foi revelada um mês antes da decisão final sobre limites de captura de peixes para 2017 no Atlântico Nordeste e que serão negociados entre a Comissão Europeia (CE) e os 28 ministros das pescas dos  Estados-membros durante uma reunião do Conselho da União Europeia (UE), nos próximos dias 12 e 13 de Dezembro, em Bruxelas.

O estudo concluiu também que “o estado das pescas da UE está longe de se encontrar numa boa situação, com 85% dos recursos piscícolas em condições insalubres e com apenas 12% a cumprirem os compromissos da Política Comum das Pescas”, refere a organização em comunicado.

Se a recomendação da Oceana fosse seguida isso corresponderia a “muita comida boa e saudável; já é altura de recuperar a abundância dos mares europeus, uma vez que a existência de mais peixe no mar significa mais empregos na indústria pesqueira e mais peixes saudáveis nas mesas europeias”, afirma Lasse Gustavsson, Director Executivo da Oceana na Europa.

“Implementámos um método padrão avançado de avaliação das unidades populacionais de peixes, de forma a obtermos estimativas acerca do estado e da exploração de cerca de 400 unidades populacionais de peixes nos mares da Europa; pela primeira vez, todas as unidades populacionais europeias foram avaliadas relativamente ao seu rendimento máximo sustentável, conforme exigido pela nova Política Comum das Pescas”, esclarece Rainer Froese, cientista sénior da GEOMAR e responsável pela condução do estudo.

Recorde-se que a Oceana é uma organização internacional de advogados exclusivamente dedicada à conservação dos oceanos. Foi fundada em 2001 pela The Pew Charitable Trusts, Oak Foundation, Marisla Foundation (ex-Homeland Foundation), e a Rockefeller Brothers Fund. Em 2002 fundiu-se com a American Oceans Campaign.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill