Embora ainda não seja uma certeza, a Câmara Municipal do Barreiro deverá dar um parecer favorável ao Estudo de Impacto Ambiental relativo à construção de um novo terminal de contentores no Barreiro. O parecer será dado durante o período de consulta pública, entre 16 de Outubro e 26 de Novembro
High Bay Storage

A Administração do Porto de Lisboa (APL) deverá poder lançar o concurso público internacional para a concessão do futuro terminal de contentores do Barreiro “algures entre Janeiro e Fevereiro“ do próximo ano, adiantou ao jornal i o vereador responsável pelo pelouro da Gestão e Reabilitação Urbana da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Rui Braga.

Citado na edição de ontem do jornal, o vereador condiciona esta possibilidade à aprovação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) pelo parecer da CMB, que terá carácter vinculativo, mas acredita que ao contrário do que ocorreu no mandato do anterior Excutivo camarário, desta vez o projecto será aprovado.

Segundo nos esclareceu o vereador, os seus colegas do PS no Executivo municipal concordam com o projecto actual e até ao momento os restantes elementos do Governo camarário têm dado sinais semelhantes.

Neste momento, o EIA aguarda o período de consulta pública, que será de 16 de Outubro a 26 de Novembro, refere o vereador. Será nesse momento que a CMB se deverá pronunciar e, de acordo com Rui Braga, o concurso para o novo terminal só avançará se a autarquia der um parecer favorável. E depois da emissão da declaração de impacto ambiental pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Depois do chumbo no Executivo municipal anterior, o projecto conheceu alterações, prevendo agora uma terceira travessia do Tejo, com o terminal numa localização diferente da anterior, que não prejudica as vistas da Av. Bento Gonçalves (vulgo Av. da Praia) para Lisboa e dotado de uma capacidade ajustada para 1,8 milhões de TEU, contra os 2 milhões de TEU do projecto anterior.

Nas declarações ao i, Rui Braga reconheceu que a CMB está a promover um estudo urbanístico com a APL, “para ver qual é a melhor forma de coser os contentores com a malha urbana” e defendeu que o futuro concessionário deverá ser obrigado a ter sede no concelho, pois assim os impostos seriam pagos no Barreiro.

 



2 comentários em “Câmara do Barreiro não deverá discordar do novo EIA para o terminal de contentores”

  1. luís pereira diz:

    Concordo plenamente, já existem terminais a mais até sobram, só falta boa gestão !

  2. luís pereira diz:

    O chumbo do terminal do Barreiro pela não aprovação do EIA vem dar razão aos que sempre defenderam a maximização por 100 anos do porto de Lisboa e de Setúbal !!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill