A Comissão Europeia aprovou o regime de ajudas estatais para apoio de projectos de produção
Tauron
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Um regime de apoio estatal foi aprovado pela Comissão Europeia para que Portugal tenha condições para apoiar projectos de energia das ondas, tecnologias eólicas e off-shore, esta quinta feira.

O apoio estatal traduz-se numa tarifa de compra de energia a preço garantido durante 25 anos de forma a compensar os custos mais elevados das novas tecnologias.

Assim, conclui a Comissão Europeia, Portugal terá as condições necessárias para aumentar a quota de energias renováveis e desenvolver as tecnologias da nova geração nesta área.

O regime irá apoiar projetos de demonstração para uma capacidade instalada total de 50 megawatt (MW), 25 MW dos quais foram já atribuídos ao «projeto Windfloat». Este projeto irá testar, em condições de funcionamento reais, turbinas eólicas offshore flutuantes. Trata-se de turbinas eólicas montadas numa plataforma flutuante, em vez de colunas ancoradas ao leito do mar, como é o caso da tecnologia offshore convencional, o que permite utilizar a tecnologia em águas mais profundas. Quanto à restante capacidade de 25 MW, podem apresentar-se propostas de projetos até ao final deste ano.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

De momento não existem próximos eventos.

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill