As companhias de navegação sentem-se cada vez mais inseguras face à incerteza sobre o Brexit e o modo como se vai concretizar
British Ports Association

Com o passar do tempo, o Brexit pode tornar-se um problema maior para o transporte marítimo porque ainda não foram tomadas as devidas precauções para um cenário de não acordo entre o Reino Unido e a União Europeia (UE), o que preocupa as companhias de navegação.

No final da última semana, depois de mais um Conselho Europeu, com a presença dos chefes de Estado e de Governo dos países membros e do presidente da Comissão Europeia (CE), o Brexit tinha sido debatido mas tinha sido iniciado qualquer processo para uma relação comercial futura entre a UE e o Reino Unido.

Com este cenário, as companhias de transporte receia que as suas cargas venham a aguardar longos dias antes de serem libertadas das alfândegas, na sequência de problemas com a burocracia e das consequentes filas de espera que se formarão nos portos. Produtos frescos estragados, perigo de vários problemas ambientais e questões de segurança preocupam o sector.

“À medida que o dia do Brexit se aproxima, sem se conhecer o relacionamento comercial futuro, torna-se cada vez mais difícil para as companhias de navegação preparar as suas operações comerciais; os acordos comerciais exigem um longo processo e este acordo não será diferente; em vez de especular sobre como será o relacionamento entre os países, estamos a trabalhar para ajudar os nossos membros a mapear e preparar diferentes cenários a partir de 30 de Março de 2019 “, comentou Casper Andersen, Director de Assuntos da EU da Danish Shipping, citado pelo World Maritime News.

A próxima avaliação do progresso está projectada para Dezembro. Apesar do Reino Unido ter de abandonar oficialmente a UE em Março de 2019, resta todo um processo de burocracia para resolver antes disso, quer entre os países, quer entre as próprias empresas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill