Instabilidade política e económica preocupa investidores
Portos do Brasil

Wilen Manteli, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), considerou que a chamada Lei dos Portos do Brasil, aprovada em 2013 com o objectivo de captar cerca de 9 mil milhões de euros em investimentos portuários no país, fracassou, segundo refere o jornal Terminal XXI.

De acordo com o jornal, a instabilidade política e económica que se vive no Brasil terá feito recuar potenciais investidores, que reclamam mais garantias para participarem em futuras candidaturas a concessões de terminais portuários.

Para o presidente da ABTP, citado pelo jornal, o último lote apresentado pelo Executivo brasileiro, num esforço para adjudicar concessões para mais de 120 terminais, “foi muito precipitado, pelo que queremos apelar ao Governo para refrear um pouco as coisas”.

Embora os processos de adjudicação tenham tido algum êxito no caso de três terminais no porto de Santos, para onde se captaram cerca de 486 milhões de euros de investimento nos últimos meses, o mesmo não foi verdade nos casos de Vila do Conde (Estado do Pará), ignorado pelos operadores internacionais, apesar de estar localizado estrategicamente na confluência de rotas de e para a Europa e Estados Unidos.

O jornal refere ainda que o Governo brasileiro prevê lançar novos projectos de concessões em 2016 e 2017, visando potenciar o tráfego de contentores nos portos de Salvador, Suape, Paranguá e Aratur e diversificar um negócio que se encontra actualmente muito concentrado no porto de Santos, que movimenta 32% da carga contentorizada.

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill