Este ano, mais de 100 recrutas do Regimento de Sapadores dos Bombeiros de Lisboa treinaram na Escola de Tecnologias Navais
Escola de Tecnologias Navais

A Marinha recebe hoje, na Escola de Tecnologias Navais (ETNA), uma acção de treino para 27 bombeiros recrutas. Segundo a Marinha, este ano, “já recebeu mais de 100 recrutas do Regimento de Sapadores dos Bombeiros de Lisboa que têm realizado, nos últimos meses, treinos de Combate a Incêndios nos simuladores do Departamento de Limitação de Avarias” da ETNA.

Refere a Marinha que “esta formação dos futuros Bombeiros na Escola de Tecnologias Navais tem como objectivo colocar em prática tudo o que aprenderam durante a formação teórica na Escola do Regimento” e “decorre no âmbito de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Lisboa” e a instituição.

Entretanto, desde 10 de Novembro que os fuzileiros da Marinha participam “no exercício anfíbio GRUFLEX-18, organizado pela Armada Espanhola, que contará com a participação de mais de 3.000 militares, 8 navios, 1 submarino, 25 aeronaves e mais de 150 veículos, oriundos de 4 países – Espanha, Estados Unidos da América, Itália e Portugal”.

O exercício realiza-se até 23 de Novembro, “numa primeira fase em águas das ilhas Canárias, nos Campos Militares de Treino de La Isleta e de Pájara, e numa segunda fase no Golfo de Cádis, terminando com a projecção da força de desembarque para o Campo Militar de la Sierra del Retin”, refere a Marinha. Portugal estará representado pela “Força de Fuzileiros nº 1, que integrará o Primer Batallón de Desembarco (BDE-I), embarcando no navio da Armada Espanhola SPS LHD Juan Carlos I (L-61), com 75 militares e 4 viaturas”, esclarece a Marinha.

A instituição explica também que “o «GRUFLEX-18» irá simular uma situação de resposta a crises e uma reacção da força anfíbia no contexto de uma operação expedicionária desenvolvida na costa”, servindo para treinar “diversas capacidades em especial a de projecção do mar para a terra, operações de ajuda humanitária e resposta a situações de crise”.

NOTA: A foto foi retirada do site oficial da Marinha Portuguesa

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill