Bombardeiros estratégicos chineses terão aterrado pela primeira vez em ilhas disputadas no Mar do Sul da China que Pequim considera seu território. Alguns vizinhos que não reconhecem tal soberania já terão manifestado preocupação com a situação
Mar do Sul da China

A Força Aérea chinesa terá anunciado a aterragem, pela primeira vez, de bombardeiros de longo alcance em ilhas não identificadas do Mar do Sul da China, refere o Maritime Executive. Segundo a publicação, vários bombardeiros, incluindo o H-6K, com capacidade nuclear, terão descolado de uma base não divulgada, simulado um ataque contra alvos marítimos e aterrado numa das ilhas da região.

A mesma publicação cita um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, segundo o qual “as ilhas do Mar do Sul da China são território chinês” e “as actividades militares relevantes são treino normal e não devem ser sobre-interpretadas”. O mesmo responsável comentou ainda as acusações de militarização feitas pelos Estados Unidos à China, considerando que “é totalmente diferente de ameaças de um país a outros através do envio de navios e aviões militares para esta região a partir de milhares de milhas de distância”.

Entretanto, segundo a publicação, o Vietname, que tem pretensões sobre ilhas do Mar do Sul da China e que estarão em disputa, reagiu às notícias sobre a presença de bombardeiros chineses na região alegando que essas actividades violam a soberania do país sobre o território disputado.

De acordo com o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros vietnamita, citado pela publicação, estes voos “aumentam as tensões, geram instabilidades e não são bons para a manutenção de um ambiente de paz, estabilidade e cooperação”. No início deste mês, o Vietname terá solicitado à China que retirasse o seu equipamento militar das Ilhas Spratly, no Mar do Sul da China, na sequência de relatos sobre a instalação de mísseis no local.

O Maritime Executive refere ainda que as Filipinas também manifestaram preocupação com a situação dos bombardeiros e que já terão agido diplomaticamente em conformidade.

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill