O CIIMAR, com o seu programa Blue Young Talent, dá a oportunidade a estudantes da Universidade do Porto de estagiarem com empresas do mar

Segundo o Miguel Santos, responsável pelo programa de estágios BYT no CIIMAR, o Blue Young Talent (BYT), que começou no mês de Outubro, é um programa de captação de talentos na área das ciências e biotecnologias marinhas e ambientais, em parceria com a indústria e PME.

O objectivo do programa é «proporcionar aos melhores alunos do primeiro ciclo da Universidade do Porto uma formação pré-graduada em ambiente científico de excelência» e abrange as áreas  de «biotecnologia  marinha, alterações  globais, serviços dos ecossistemas, aquacultura e nutrição», num contexto de interdisciplinaridade. «Paralelamente, pretendemos com este programa potenciar a interação com a indústria e PME, contribuindo activamente para a resolução de problemas sociais aumentando também a empregabilidade de jovens licenciados de grande potencial», já que os estudantes apresentam grande vontade em participar em estágios com elevada componente científica e ao mesmo tempo tendo um «contacto mais próximo com a indústria e PME», explicou o Miguel Santos.

Também as empresas contactadas se mostraram receptivas ao projecto e «nesta primeira edição contamos com o apoio de 15 entidades (Soja de Portugal, Marinnova, Alga+, Formar, Associação Portuguesa de Aquacultura, Docapesca, PWC, Sea8, OceanScan, Oceano XXI, Laborders, Alfagene, frilabo, Fisher scientific, Bioportugal)». Para as empresas, ter estudantes a estagiar apresenta também algumas vantagens: além de terem estagiários a estudar nas áreas de interesse da empresa, «podem igualmente contactar com um grupo excepcional de alunos que poderão recrutar para os seus quadros».

Nesta primeira edição foram disponibilizados seis estágios financiados para 18 candidaturas, sendo que a grande maioria dos candidatos apresentava médias superiores a 15 valores. Os alunos que começaram a estagiar a 1 de Outubro, até 31 de Julho de 2014, têm o grau de licenciatura e médias entre os 16 e os 19 valores.

A sessão de lançamento do programa BYT CIIMAR 2014/2015 teve lugar no dia 15 de Outubro, no Auditório do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR). Nesta sessão esteve presente o Vice-Reitor da Universidade do Porto, Pedro Teixeira, onde os seis estagiários seleccionados foram anunciados e as áreas temáticas de estágio apresentadas.

 

 

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill