Já foi divulgado o Programa do primeiro Blue Economy Business and Science Forum a ser organizado pela Comissão Europeia e que terá lugar a 12 e 13 de Setembro em Hamburgo.

A Comissão Europeia já divulgou o programa do primeiro Blue Economy Business and Science Forum que terá lugar a 12 e 13 de Setembro no Museu Marítimo Internacional de Hamburgo.

Entre os participantes no Fórum, é de destacar a presença de Tiago Pitta e Cunha na Sessão de Encerramento, em representação da Fundação Oceano Azul, bem como a de Jorge Temido, Director de Processos e Inovação da empresa Madeirense, BuggyPower, além, naturalmente, de João Aguiar Machado, Director dos Assuntos Marítimos e Pescas da Comissão Europeia.

Como se destaca na própria apresentação do Fórum, a Economia Azul representa já cerca de 4% do PIB Europeu e cerca de 5 milhões de empregos, constituindo-se como um factor de extrema importância no desenvolvimento de novas tecnologias, desde a engenharia subaquática à sequenciação do ADN dos mais variados elementos marinhos, alguns dos quais até aqui desconhecidos, bem como de novas oportunidades de negócio e de desenvolvimento científico e económico.

Nesse enquadramento, o Fórum pretende conjugar os mais diversos actores para um mesmo fim comum, o do desenvolvimento da Economia Azul, desde as Universidades e Centros de Investigação até às mais variadas empresas, desde o âmbito mais puramente industrial à área financeira, procurando uma ponte entre a inovação e o desenvolvimento de novos produtos, mas não deixando nunca de ter sempre em atenção a extrema vulnerabilidade dos recursos marinhos.

O programa pode ser visto aqui, podendo a respectiva inscrição ser efectuada aqui.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill