A BitCliq, através da subsidiária SeaCliq para implementação do e-marketplace de pescado fresco sustentável, venceu ontem, em Madrid, o Concurso Empreendedor XXI, no segmento Agricultura e Pescas, com o projecto Lota Digital, já em funcionamento em Portugal desde o início deste ano, numa parceria com DocaPesca, numa iniciativa piloto no porto de Peniche.
Recorde-se que os Prémios Empreendedor XXI são dinamizados pelo BPI e pelo CaixaBank, através da DayOne, a divisão especializada para empresas de tecnologia, inovação e investidores. “Foram entregues no decorrer do Innovation Summit”, um novo programa criado pelo Grupo CaixaBank, e que reuniu na capital espanhola os principais players do ecossistema empreendedor, tecnológico e investidor de Portugal e Espanha”, esclareceu a BitCliq.
O projecto vencedor é uma plataforma que “liga os barcos de pesca aderentes a todos os potenciais compradores, permitindo a realização da primeira venda de pescado através da plataforma digital da BitCliq, implementando rastreabilidade Blockchain, do mar até ao prato do consumidor”, refere a empresa. No portal da BitCliq refere-se que “a plataforma inclui um serviço de controlo de qualidade na lota que, além da pesagem, faz ainda um controlo de todas as características acordadas entre o comprador e o vendedor”.
No mesmo portal também se refere que com a Lota Digital “o comprador poderá adquirir o pescado da sua preferência ao criar uma lista de compras que será utilizada pela plataforma para, de forma inteligente e automática, encontrar as melhores opções disponíveis no mercado”.
“Com a Lota Digital, o pescado capturado é vendido ainda no mar”, antecipando-se “a primeira venda para levar até ao comprador final o pescado mais fresco e a preços mais competitivos”, garantindo maior valorização do pescado, rastreabilidade digital de confiança, controlo rigoroso da pesagem e uma logística e um transporte à medida das necessidades, refere-se no portal.O prémio não foi financeiro mas será importante para a BitCliq.
Segundo apurámos, a empresa terá formação com parceiros dos promotores do evento, parte da qual será destinada a conhecer a melhor forma de operar no mercado das novas tecnologias dos Estados Unidos, designadamente, junto das empresas de Sillicon Valley.
- Uma nova era, finalmente, para a aquacultura em Portugal?
- Farinha de peixe, Economia Circular e a estratégica questão alimentar
- Dos problemas da sardinha aos mais vastos problemas da pesca do cerco (II)
- Dos problemas da sardinha aos mais vastos problemas da pesca do cerco (I)
- Da Estratégia Nacional para o Mar e da falta de uma visão realista para a pesca
- As dificuldades da necessária evolução da frota de pesca nacional
- Portugal e os paradoxos da Pesca Industrial
- Desafios do Processamento do Pescado em tempos de COVID
Próximos eventos
De momento não existem próximos eventos.