No âmbito do mecanismo PME do Horizonte 2020
BioMimetx

A BioMimetx conquistou um financiamento de 1,39 milhões de euros no âmbito do instrumento Pequenas e Médias Empresas do Programa-Quadro Horizonte 2020 para continuar o seu projecto BMX-11, um aditivo para tintas marítimas contra a incrustação de organismos em superfícies na água. O valor será uma comparticipação num investimento total de 2 milhões de euros e é atribuído no contexto da Fase 2 da candidatura submetida pela empresa, correspondente à fase de Desenvolvimento de Produto.

A empresa recebeu ainda, pela quinta vez, o Selo de Excelência, que é um rótulo de qualidade atribuído pela União Europeia (UE) “a projectos promissores apresentados no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020, que não podiam garantir o financiamento devido a limitações orçamentais”, mas que estavam bem classificados na avaliação independente feita anualmente pelas instituições europeias, conforme esclarecia a Comissão Europeia em 2015.

Recorde-se que na Fase 1, a empresa captou 50 mil euros de financiamento no âmbito deste mecanismo, além de 1,6 milhões de euros captados em mecanismos de capital de risco (Caixa Capital, 800 mil euros, Inter Capital, 300 mil euros, e Teak Capital, 500 mil euros), conforme noticiámos oportunamente neste jornal.

Conforme nota a Comissão Europeia, na base deste projecto está a descoberta de uma “bactéria única que excreta elevados níveis de moléculas que podem ser utilizadas como anti-microbianos e algicidas naturais através de um processo optimizado de fermentação que a empresa patenteou” e que pode ser útil em tintas anti-incrustantes utilizadas em embarcações.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill