O Porta-Contentores Benjamin Franklim, de 18 000 TEU, da CMA CGM, é maior navio da CMA CGM a escalar alguma vez os estados Unidos.

Com uma capacidade de 18 000 TEU, cerca de 396,23 m de comprimento e 53,96 m de boca, o Benjamin Franklim, será o maior navio porta-contentores a ter alguma vez escalado um porto dos Estados Unidos da América, aportando a Los Angeles a 26 de Dezembro e a Oakland a 31.

Este gigante dos mares cuja capacidade máxima de carga é de 590 000 m3, ou seja, o equivalente a 235 piscinas olímpicas, é movido por motores de última geração, com uma capacidade equivalente a 900 motores Ford Focus, permitindo atingir uma velocidade máxima de 21 nós e uma potência de deslocação semelhante à produzida por 11 motores Boeing 747-400 ou 3 000 KNewton.

Para além disso, a título de curiosidade, diga-se ainda que o Benjamin Franklim dispõe igualmente de uma capacidade de produção de energia na ordem dos 14 MWatts, ou seja, o equivalente à potência suficiente para alimentar uma cidade de 16 000 habitantes.

No total, porém, o navio é completamente operado apenas por 26 tripulantes.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill