A plataforma de perfuração offshore West Mira será a primeira do mundo a operar com bateria de ião lítio, tornando as operações rápidas e reduzindo o consumo de combustível em 12% e as emissões de CO2 em 15%.
Sillk City

De forma a reduzir os custos e minimizar os impactos ambientais, a Siemens desenvolveu uma bateria de ião-lítio – Blue Vault – para a plataforma de perfuração offshore West Mira, que opera no Mar do Norte, a 120 quilómetros de Bergen.

Esta tecnologia fará da West Mira, um equipamento semi-submersível de sexta geração para águas ultra-profundas projectado pela Moss Maritime, a primeira a operar com bateria de ião lítio, reduzindo em 42% o tempo de execução, o consumo de combustível em 12% e as emissões de CO2 em 15%, o equivalente às emissões anuais de aproximadamente 10 mil automóveis.

Trata-se de uma central de energia híbrida (diesel-eléctrica) de baixa emissão que usa o armazenamento de energia de íões lítio. A solução consiste em quatro sistemas de bateria de conversor para uma potência máxima total de seis megawatts, recarregáveis através de geradores diesel-eléctricos da plataforma, servindo também como backup para evitar situações de blackout.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill