A PHP Shipbreaking and Recycling Industries of Bangladesh comprou o Ore Vitoria à brasileira Vale e vai proceder à sua reciclagem conforme as regras da Convenção de Hong-Kong, o que é inédito no Bangladesh
SRTI

A PHP Shipbreaking and Recycling Industries of Bangladesh (PHP) comprou o seu primeiro navio destinado a ser reciclado de acordo com a Convenção Internacional de Hong-Kong para a Reciclagem Segura e Ambientalmente Adequada de Navios de 2009, também designada por Convenção de Hong-Kong, refere o Safety4Sea. A publicação lembra que as instalações de desmantelamento naval da empresa foram as primeiras do Bangladesh a cumprir os requisitos de segurança e sustentabilidade exigidos pela Convenção.

O navio em causa é o Ore Vitoria e foi adquirido à companhia mineira brasileira Vale, no que foi considerado um “momento histórico para o Bangladesh”, nas palavras do Director da PHP, Zahirul Islam, citado pela publicação. “Trabalhámos incansavelmente ao longo dos últimos quatro anos para chegarmos a este ponto e estamos orgulhosos por receber o primeiro navio ao abrigo da Convenção de Hong-Kong”, referiu o mesmo responsável.

A publicação refere igualmente que as instalações da PHP abrangem um chão impermeável de 15 mil metros quadrados no extremo da Baía de Bengala e são consideradas pioneiras em reciclagem sustentável e verde de navios no Bangladesh.

Face à imagem negativa do Bangladesh, além da Índia e do Paquistão, em matéria de instalações para desmantelamento de navios, desde há anos associada a processos de reciclagem naval incompatíveis com regras de segurança no trabalho e de defesa ambiental, é fácil de compreender o significado que este acontecimento tem para o país e para a região, num momento em que aumentam as pressões internacionais para tornar a toda a indústria marítima ambientalmente mais sustentável.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill