KDB e KEXIM

Os bancos públicos sul-coreanos Korea Development Bank (KDB) e Export-Import Bank of Korea (KEXIM), aos quais o Estado atribuiu um fundo de 8.4 mil milhões de euros para apoio à indústria de construção naval, podem precisar de uma ajuda suplementar para absorver as enormes perdas do sector, refere o World Maritime News com base em dados da agência Bloomberg.

De acordo com a Bloomberg, citada pelo jornal, dez estaleiros sul-coreanos acumularam uma dívida de 34 mil milhões de euros. À medida que eles e as principais companhias de transporte marítimo do país lançam planos de reestruturação, os Bancos são forçados a prolongar a maturidade de vários empréstimos nada lucrativos.

De acordo com o jornal, as indústrias naval e de transporte marítimo podem não ser as únicas culpadas pela situação, já que segundo um relatório de auditoria financeira, quer o KDB, quer o KEXIM, terão contribuído de alguma forma para o crescimento da dívida.

A mesma fonte refere que o KDB, principal credor da Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME), não terá realizado inspecções adequadas à gestão da empresa, que acabou envolvida numa alegada fraude contabilística de cerca de mil milhões de euros entre 2013 e 2014.

Além disso, refere o jornal, o KEXIM terá permitido à Sungdong Shipbuilding assinar acordos de encomendas a preços abaixo de custo, violando o limite legal e assim alegadamente contribuído para o retardamento da recuperação financeira da empresa.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill