Os Bancos alemães expostos ao financiamento de navios estão a adoptar uma atitude mais prudente na concessão de crédito aos armadores, apesar de alguns segmentos terem registado uma evolução positiva
Busan

O Banco alemão NORD/LB Norddeutsche Landesbank, que fornece crédito para financiamento de navios de mercadoria, quer reduzir a sua exposição ao sector para 10 biliões de euros até ao final do ano, refere o World Maritime News. Neste momento, segundo o jornal, o Banco mantém uma exposição de 13,3 biliões de euros.

O jornal refere igualmente que o Banco tem uma exposição de 9,1 biliões de euros a créditos de resolução problemática, que tenderão a ser reduzidos nesse processo, e que não deverão ultrapassar os 5 biliões de euros no final de 2019.

Este é apenas um dos exemplos de uma tendência corrente entre os Bancos alemães rumo à redução da exposição a negócios de alto risco em financiamento de navios, apesar da recuperação no mercado dos porta-contentores e dos graneleiros de sólidos.

O HSH Nordbank, que se prepara para a privatização, a concluir em Fevereiro de 2018, também revelou que os seus novos acordos em negócios relativos a navios já são feitos numa base mais prudente. O que significa que o Banco só concederá créditos a empresas internacionais nesta área desde que tenham um bom rating de crédito.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill