Após a queda de 2 pontos, o Baltica Dy Index voltou a recuperar ontem ligeiramente com uma subida de 1 do índice global.

Situando-se agora nos 670 pontos, o Baltic Dry Index recuperou ontem 1 ponto em relação à quebra de 2 pontos antes verificada, devido sobretudo ao bom desempenho dos mais pequenos Supramax.

De facto, o índice dos Capesize voltaram a cair mais 18 pontos, situando-se agora nos 1004 pontos, com o valor médio da taxa de frete a descer igualmente 106 dólares para se fixar agra nos 7 639 dólares.

O índice dos Panamax também desceu 4 pontos, estando agora nos 743, com valores médios de taxa de frete nos 5921 dólares, ou seja, uma descida de 29 dólares em relação à sessão anterior.

Os Supramax mantiveram, porém, o bom desempenho, subindo 8 pontos apara atingirem os actuais 551 pontos e uma taxa média de valor de frete de 5765 dólares, mais 98 dólares do que na sessão anterior.

Apesar da subida verificada desde 10 de Fevereiro, o tal dia histórico pela negativa o Baltic Dry Indx, assim como a sua actual relativa estabilidade, alguns analistas alertam já, no entanto, para as previsões económicas emitidas agora pela WTO, World Trade Organisation, de um crescimento no comércio mundial em 2016 de apenas 2,8%, quando anteriormente apontavam para os 3,9%, bem como as previsões do FMI, Fundo Monetário Internacional, que, embora de forma menos drástica, reviu igualmente os seus valores de crescimento da economia global de 3,5% para 3,2%, concluindo não ser ainda tempo de grandes optimismos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill