O Hypatia de Alexandria realizou recentemente a sua primeira viagem comercial entre Barcelona e Palma de Maiorca.
Chistopher Sabine

A operadora de ferries espanhola Baleària lançou recentemente ao serviço o seu novo ferry inteligente, movido a gás natural liquefeito (GNL), numa viagem comercial entre Barcelona e Palma de Maiorca, segundo o World Maritime News.

O novo ferry, com bandeira de Chipre, que tem 186,5 metros de comprimento, tem capacidade para 880 pessoas e 2.194 metros lineares de carga e 166 veículos, chegou ao porto de Barcelona a 27 de Janeiro, proveniente do estaleiro de Cantiere Navale Visentini, perto de Veneza, onde foi construído.

“A Hypatia de Alexandria (nome da embarcação) traça um marco importante na história da Baleària e da navegação no Mediterrâneo, sendo a primeira embarcação de passageiros movida a gás natural que atravessa essas águas e que será seguida pela embarcação gémea Marie Curie nos próximos meses”, comentou Adolfo Utor, presidente da Baleària.

Note-se que esta empresa investiu 200 milhões de euros na construção de duas embarcações inteligentes eco-eficientes, que serão as primeiras de passageiros RoRo movidas a gás operando no Mar Mediterrâneo.  Além disso, a empresa lançou um projecto para converter seis dos seus navios em operação a GNL.

O investimento total desta conversão é de 72 milhões de euros, financiado em 20% pela União Europeia. Sendo que a Baleària planeia ainda ter pelo menos metade de sua frota movida com energia limpa nos próximos três anos e cem por cento da frota em dez anos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill