Cinco ferries da empresa serão sujeitos a uma adaptação nos próximos dois anos e no prazo de três anos a Baleària conta ter nove unidades a GNL
Pedro Santana Lopes

A operadora de ferries espanhola Baleària vai investir 60 milhões de euros na adaptação de cinco dos seus navios – Nápoles, Abel Matutes, Sicilia, Bahama Mama e Martín i Soler – à propulsão a gás natural liquefeito (GNL) ao longo dos próximos dois anos. Com a operação, a empresa espera reduzir anualmente as emissões de CO2 em 45 mil toneladas, as de óxido de azoto (NOx) em 4.400 toneladas e completamente as de partículas e enxofre.

De acordo com a empresa, o primeiro navio a ser alvo de intervenção será o ferry Nápoles e o processo começará no próximo Inverno. E segundo Adolfo Utor, presidente da Baleària, a empresa espera contar com nove ferries a GNL daqui a três anos. Tudo no âmbito do objectivo de ter uma frota cada vez mais eficiente e ambientalmente sustentável.

A empresa recorda igualmente que desde 2012 trabalha em projectos relacionados com o GNL, tendo inclusivamente em 2017 colocado em funcionamento o seu primeiro gerador a GNL no ferry Abel Matutes, no quadro de uma operação a que então fizemos referência. Além disso, mantém parcerias relacionadas com o GNL com associações e fabricantes e programas de formação para os seus tripulantes relacionados com este meio propulsor.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill