Operadora de navios de passageiros e empresa energética acordam instalar primeiro sistema de bunkering permanente para navios alimentados a GNL nos portos de Barcelona, Valência e Algeciras
Baleària

A operadora espanhola de ferry de passageiros Baleària estabeleceu recentemente um contrato com a compatriota de gás natural, Fenosa, para impulsionar o abastecimento (bunkering) de gás natural liquefeito (GNL) nos portos de Espanha, especialmente para navios alimentados com este combustível, segundo o World Maritime News.

Para tal haverão três portos pioneiros: Barcelona, que terá um navio destinado a operações no porto, e Valência e Algeciras, que estão já a desenvolver uma solução com base terrestre.

As partes explicaram que o acordo, assinado a 18 de Janeiro, será exclusivo para 10 anos e irá inicialmente fornecer os três portos. No entanto, existe a intenção de o estender a todos os portos peninsulares em que a Baleària opera, trabalhando em conjuntos com as demais companhias de transporte marítimo, de modo adoptar o GNL em navios.

Este é o primeiro contrato para impulsionar um sistema permanente deste tipo na Península Ibérica, como explica Adolfo Utor, presidente da Baleària: “nós estamos a construir os primeiros dois navios alimentados por esta energia limpa que opera no Mediterrâneo; o primeiro está agendado para começar a operar no início deste ano, o que faz de nós pioneiros no uso do GNL”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill