Desde ontem que os navios que cheguem ao Panamá têm à sua disposição um sistema electrónico de troca de informações e simplificação burocrática que visa facilitar procedimentos, reduzir custos e aumentar a produtividade no sector marítimo
Canal do Panamá

A Autoridade Marítima do Panamá (AMP) e a Autoridade do Canal do Panamá (ACP) lançaram a Ventanilla Única Maritima de la Republica de Panama (VUMPA), uma janela única marítima, para simplificar o tráfego marítimo de e para o país.

O sistema está disponível para os utilizadores desde 20 de Setembro e desde ontem que está operacional para os navios que cheguem ao Panamá. Com a VUMPA, a AMP e a ACP pretendem optimizar as transacções marítimas nacionais e internacionais, pela simplificação e coordenação de processos, incluindo a recepção e partia de navios, e contribuindo para a troca electrónica de informação no transporte marítimo.

Entre os efeitos esperados estão a redução de custos, a agilização de procedimentos, a melhoria da transparência e o aumento da produtividade, considera a ACP, citada pelo jornal.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill