A operação lava Lava Jacto já chegou também às empresas de navegação, envolvendo tanto uma empresa Norte-Americana como várias empresas Gregas.
Petrobras

As autoridades Brasileiras anunciaram ter detido já o advogado Candido Vaccarezza no âmbito da Operação Lava Jacto por ter alegadamente recebido subornos no valor de meio milhão de dólares da companhia Norte-Americana Sargeant Marine, sediada na Florida, a troco de decisiva influência na contratação, pela Petrobas, dos respectivos asfalteiros.

Segundo a acusação, em causa estarão 12 diferentes contractos realizados entre 2011 e 2013 num valor global de 180 milhões de dólares.

No mesmo processo, terão sido igualmente detidos para averiguações, quer o antigo Director de Compras da Petrobas, Paul Roberto Costa bem como dois outros gestores da companhia Brasileria de petróleos, além ainda de um representante da Sargeant Marine no Brasil, Luiz Eduardo Loureiro Andrade.

Por outro lado, as autoridades Brasileiras estão também a investigar alegados subornos pagos por companhias de navegação Gregas para a obtenção de contractos de transporte de produtos, usando como ponto de contacto e obtenção de informação privilegiada, o respectivo Cônsul Honorário no Rio de Janeiro, Konstantinos Kotronakis, bem como a intermediação de uma empresa de corretagem marítima baseada em Londres.

Neste segundo caso, segundo as mesmas autoridades, estar-se a falar de contratos realizados entre 2009 e 2013, num valor global de 500 milhões de dólares, envolvendo, de acordo com a acusação, empresas como a Olympic Agencies, Perosea Shipping, Tsakos Aegean Dynacom Tankers Management, Galbraiths e Dorian Hellas.

A propósito destas acções, o Procurador Athayde Ribeiro Costa, afirmou igualmente pretenderem as presentes operações enviar um sinal muito claro para todos, ou seja, também, que «as empresas estrangeiras não serão poupadas na investigação e se as multinacionais têm a tradição de cooperação com as autoridades, é uma vergonha que tenham, até agora, agido de forma proactiva para o apuramento dos factos, talvez porque não tenham percebido que a tradicional impunidade verificada em muitos casos no Brasil, não se aplica de todo ao caso Lava Jacto».



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill