O resultado foi obtido em Novembro, mas o Qatar deverá recuperar o topo em Dezembro. Nos próximos anos, porém, juntamente com os Estados Unidos, os dois países representarão 2/3 da produção mundial de GNL, num mercado cujo crescimento se deve essencialmente ao enorme aumento da procura de gás natural pela China
GNL

Pela primeira vez, em Novembro, a Austrália ultrapassou o Qatar como maior exportador mundial de gás natural liquefeito (GNL), ao atingir as 6,8 milhões de toneladas exportadas, contra as 6,2 milhões do Qatar, refere o Maritime Executive. Todavia, segundo a consultora em energia WoodMac, citada pelo jornal, em Dezembro, o Qatar deverá recuperar o primeiro lugar e, segundo a Agência Internacional de Energia, nos próximos cinco anos, a Austrália deverá posicionar-se como terceiro maior exportador mundial de GNL, atrás do Qatar e dos Estados Unidos.

Relativamente a Dezembro, a quebra do Qatar ficou em boa parte a dever-se a operações de manutenção da QatarGas, que deverá recuperar e mesmo aumentar a sua produção ao longo dos próximos anos, tal como a própria Austrália e sobretudo os Estados Unidos. Os três países, em conjunto, deverão representar 2/3 do mercado global de GNL em 2023, com os Estados Unidos a chefiar o crescimento do mercado e uma produção que deverá atingir as 80 milhões de toneladas por ano ao longo dos próximos cinco anos.

Segundo o jornal e sem surpresa, o crescimento do mercado global de GNL tem sido induzido pela procura da China, que se tornou o maior importador em Maio deste ano. Sob o Governo do Presidente actual, a China começou uma transição energética em larga escala do carvão para o gás, o que poderá reduzir o smog relacionado com a emissão de partículas e de enxofre. Pequim espera alimentar a sua economia com 15% de gás natural em 2030, de acordo com previsões da sua Comissão nacional para o Desenvolvimento e a Reforma, citada pelo jornal.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill