O resultado foi obtido em Novembro, mas o Qatar deverá recuperar o topo em Dezembro. Nos próximos anos, porém, juntamente com os Estados Unidos, os dois países representarão 2/3 da produção mundial de GNL, num mercado cujo crescimento se deve essencialmente ao enorme aumento da procura de gás natural pela China
GNL
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Pela primeira vez, em Novembro, a Austrália ultrapassou o Qatar como maior exportador mundial de gás natural liquefeito (GNL), ao atingir as 6,8 milhões de toneladas exportadas, contra as 6,2 milhões do Qatar, refere o Maritime Executive. Todavia, segundo a consultora em energia WoodMac, citada pelo jornal, em Dezembro, o Qatar deverá recuperar o primeiro lugar e, segundo a Agência Internacional de Energia, nos próximos cinco anos, a Austrália deverá posicionar-se como terceiro maior exportador mundial de GNL, atrás do Qatar e dos Estados Unidos.

Relativamente a Dezembro, a quebra do Qatar ficou em boa parte a dever-se a operações de manutenção da QatarGas, que deverá recuperar e mesmo aumentar a sua produção ao longo dos próximos anos, tal como a própria Austrália e sobretudo os Estados Unidos. Os três países, em conjunto, deverão representar 2/3 do mercado global de GNL em 2023, com os Estados Unidos a chefiar o crescimento do mercado e uma produção que deverá atingir as 80 milhões de toneladas por ano ao longo dos próximos cinco anos.

Segundo o jornal e sem surpresa, o crescimento do mercado global de GNL tem sido induzido pela procura da China, que se tornou o maior importador em Maio deste ano. Sob o Governo do Presidente actual, a China começou uma transição energética em larga escala do carvão para o gás, o que poderá reduzir o smog relacionado com a emissão de partículas e de enxofre. Pequim espera alimentar a sua economia com 15% de gás natural em 2030, de acordo com previsões da sua Comissão nacional para o Desenvolvimento e a Reforma, citada pelo jornal.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

De momento não existem próximos eventos.

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill