Foi dado mais um passo para a entrada em vigor do Port State Measures Agreement, que entra em vigor após ratificação por 25 estados

A Austrália ratificou o Port State Measures Agreement (PSMA), um tratado internacional contra a pesca ilegal subscrito no âmbito da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês). Com a ratificação da Austrália, aumenta o número de estados que aderem ao acordo, que entrará plenamente em vigor após a ratificação por 25 países.

Ao ratificar o PSMA, a Austrália reforçou o seu compromisso de combate à pesca ilegal, designadamente, em águas internacionais, onde a fiscalização de actividades ilícitas é mais difícil e toda a cooperação inter-estadual é útil. Com a terceira maior zona económica exclusiva do mundo, a Austrália dedica importantes recursos a todos os assuntos relacionados com a economia azul. De acordo com Anne Plunket, embaixadora do país em Lisboa, o território oceânico do país contribui com «mais de 46 mil milhões de dólares anuais para a economia australiana, através de uma variedade de indústrias, coo o turismo, exploração de gás e petróleo offshore, aquicultura, pesca comercial e lúdica e navegação».

Recorde-se que em Junho último, em Lisboa, a Austrália foi o único país a participar com um pavilhão próprio no Blue Business Forum, no âmbito da Semana Azul, organizada pelo Governo português. Na ocasião, a embaixadora australiana em Lisboa declarou ao nossos jornal que a presença do seu país no evento, «incluindo a participação no encontro ministerial e a manutenção de um pavilhão e um evento paralelo bem acolhido no Blue Business Forum» foi «uma oportunidade para partilhar as competências da Austrália em investigação sobre ciência marinha e tecnologia, bem como a nossa experiência de colaboração na economia azul na região do Indo-Pacífico, particularmente através da Indian Ocean Rim Association – uma região com algumas das economias de mais rápido crescimento em todo o mundo, caracterizada por uma população numerosa e grandes reservas de recursos naturais».



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill