A fornecedora de tecnologia CargoSmart revela que houve um aumento geral na confiança no sector, com excepção da rota Europa-Médio Oriente
CargoSmart

Entre Setembro e Outubro, os níveis de confiança no cumprimento de calendários/cronogramas pela indústria do transporte marítimo subiram 3,3%, passando de 64,3% em Setembro de 2017 para 67,6% no mês seguinte refere o World Maritime News com base nos dados mais recentes da CargoSmart, uma fornecedora de soluções de software para o sector.

Na categoria de comércio, em 10 das 12 rotas a confiança aumentou de Setembro para Outubro de 2017. Por regiões, a subida foi também quase geral e verificou-se nas grandes zonas: a rota Ásia-África testemunhou a maior subida de confiança, aumentando 11,5%, subindo para 45,9% em Outubro de 2017. A rota América do Norte-Oceânia continuou a ser a de maior índice de confiança (86,2% em Setembro de 2017). Já a rota Europa-Médio Oriente teve a maior queda, de 14,9% para 63,3% em Outubro de 2017.

Em termos de desembarque de mercadoria, a região de África foi a que registou a maior subida de confiança: de 26,9% em Setembro, para 39,8% em Outubro. Embora tenha sido a região com o menor grau de confiança em Outubro. Em termos regionais, o Sul da Ásia foi a região com maior índice de confiança em Outubro (81,5%).

Segundo o jornal, 19 dos 23 operadores tiveram graus variáveis ​​de confiança crescente de calendarização entre Setembro e Outubro deste ano. E as cinco principais companhias com maior índice de confiança ​​em Outubro de 2017 foram a CCNI, a MCC, o OOCL, a Maersk e a CMA CGM, com cumprimentos médios de desempenho relativamente aos calendários de 85,1%, 78,2%, 73,8%, 73,5% e 73,4%, respectivamente.

Curiosamente, este mês a CargoSmart anunciou o lançamento do “Schedule Reliability”, a primeira aplicação interactiva que possui um cronograma de confiança do transporte marítimo. A nova solução de negócios pretende auxiliar os técnicos dos serviços de logística a medir a confiança dos operadores do mar e a seleccionar os operadores que melhor atendam às necessidades da cadeia.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill