O transporte marítimo multiusos começou 2018 a crescer e prevê-se que continue.
Total

O transporte marítimo multiusos começou 2018 confiante e prevê-se que recupere ainda mais com o aumento da procura, contraindo a oferta de navios e diminuindo as ameaças dos sectores concorrentes.

O mercado de transporte multiusos, que compreende os sectores de cargas fraccionadas e carga de projecto, tem enfrentado dificuldades nos últimos anos, mas as condições estão melhores para a recuperação, refere a consultora de transportes Drewry. A procura de carga de granéis sólidos está a crescer e a frota multiusos está a aumentar à medida que a tonelagem mais antiga, menor e menos pesada é eliminada.

“Este ano começou com um optimismo renovado e com a convicção da Drewry de que o mercado finalmente virou para este lado”, referiu Susan Oatway, principal analista da consultora para o sector multiusos. “O aumento das taxas nunca é estratosférico neste sector, mas acreditamos que um crescimento constante de cerca de 2 a 3% ao ano é possível durante o período de previsão”, conclui.

No entanto, devido à diversidade de factores que suportam este sector, ainda existem preocupações que podem afectar as perspectivas a médio prazo. Porque a frota de navios multiusos de menos de 100 toneladas já começou a contrair a um ritmo que afecta o conjunto. Ainda assim, a Drewry acredita que o futuro está no sector de transporte de carga de projecto, ou seja em navios para cargas acima das 100 toneladas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill