A primeira iniciativa desenhada de raiz para promover o empreendedorismo e a inovação empresarial na área do mar

A MARE STARTUP é uma iniciativa única a nível nacional destinada a revitalizar a economia portuguesa do mar dinamizando o ensino, investigação, empresas, governação e sociedade. Segundo comunicado oficial, «o consórcio pretende incentivar o empreendedorismo através da criação de startups ligadas à economia azul e apoiar a inovação empresarial na área do mar, com base nas valências conjuntas das entidades signatárias e em colaboração com stakeholders públicos e privados».

Segundo José Guerreiro, professor da Faculdade de Ciências da ULisboa e administrador do Tec Labs, a MARE STARTUP «é a primeira iniciativa desenhada de raiz para promover o empreendedorismo e a inovação empresarial na área do mar, a nível nacional e até no contexto da UE».

A MARE STARTUP conta com o suporte de mais de 600 investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e Ambiente e da UCP. As ligações ao setor empresarial são asseguradas pelo FEEM e à SaeR cabe a análise estratégica e de risco, em particular na economia do mar.

«Esta iniciativa enquadra-se num dos eixos estratégicos do MARE e que é o do apoio ao sector produtivo através de investigação, inovação, formação e empreendedorismo. A MARE STARTUP pode contar com [cerca de 500] investigadores do MARE, os quais, através dos seus conhecimentos, poderão dar contributos muito significativos a empresas já estabelecidas no mercado ou a novas empresas ou empreendedores que pretendem iniciar atividade», referiu Henrique Cabral, coordenador científico do MARE.

Foi assinado no dia 3 de Fevereiro o protocolo entre a Faculdade de Ciências da ULisboa, a UCP, o Fórum Empresarial da Economia do Mar (FEEM) e a Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco (SaeR), que contou com a presença da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill