A JSC Admiralty Shipyards e as autoridades russas assinaram um contrato para o desenho e a construção de uma plataforma para investigação científica no Árctico.
JSC Admiralty Shipyards

A JSC Admiralty Shipyards e o Serviço Federal Russo de Hidrometeorologia e Monitorização do Ambiente, assinaram recentemente um contrato para desenhar e construir uma plataforma auto-propulsionada resistente ao gelo para operações no Árctico, segundo comunicado oficial.

A plataforma, denominada Pólo Norte, está avaliada em 98,4 milhões de euros e envolve o serviço meteorológico russo – Roshydromet. Desenhada para cumprir missões de investigação que permitam aumentar o conhecimento do Árctico e da Antárctida, poderá albergar, de forma segura, 48 investigadores e mais de uma dezena de tripulantes.

De acordo com o comunicado, a plataforma deverá ter combustível para se auto-propulsionar no Árctico até dois anos consecutivos, durante todo ano e sob qualquer condição atmosférica, e possuir uma vida útil de 25 anos. E prevê-se a sua entrega para 2020.

 

Nota: Imagem tirada do site da JSC Admiralty Shipyards



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill