ASM Industries

A ASM Industries anunciou um investimento de 4 milhões de euros na aquisição de novos equipamentos de soldadura e calandragem (processo de transformação de materiais, como a chapa metálica, através de rolos) para “produção de torres eólicas e estruturas para utilização offshore (em pleno mar)”. Segundo a empresa, o valor “engloba o design, a fabricação, a instalação e a concessão do equipamento avançado de automação, bem como a formação técnica”.

O início do funcionamento destes equipamentos “está previsto para o último trimestre do ano”, permitindo à empresa aumentar a capacidade para fabrico de fundações offshore ainda este ano, refere a ASM Industries. Neste contexto, Adelino Costa Matos, CEO da empresa, destaca a experiência e a qualidade de fabricação de estruturas tubulares para fundações offshore desenvolvidas pela empresa fornecedora, a Pemamek.

«Este investimento está na linha da nossa estratégia de crescimento, já que fomenta a capacidade de produção e reforça o nosso posicionamento no setor da energia eólica, o que contribui ativamente para o desenvolvimento de uma indústria nacional sustentável, renovável e marítima», salienta Adelino Costa Matos.

Segundo a empresa, além das duas novas linhas de produção, a ASM Industries adquiriu uma nova calandra (máquina de curvar chapa), “com capacidade máxima de 150mm, uma das maiores da Europa, posicionando-se assim com um dos principais players internacionais”.

A curto prazo, a empresa quer diferenciar-se na área das energias oceânicas, “através do aumento da produção de torres eólicas e fundações offshore, apostando num novo negócio, com a designação ASM Marine Structures”. Essa nova área “engloba a gestão de projectos e engenharia”, envolvendo a construção de uma nova “unidade exclusiva para a modalidade offshore”, no quadro de um projecto com um investimento “de cerca de 25 milhões de euros, já aprovado pelo programa Portugal 2020», acrescenta o CEO da ASM Industries.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill