Número de graneleiros vendidos para reciclagem diminuiu no último ano
Clarkson

Os armadores parecem estar numa fase de menor interesse em enviar os navios para o mercado da reciclagem, refere o World Maritime News, com base em dados da consultora Clarkson.

Segundo ali se refere, o número de graneleiros Capesize (porte bruto, ou gross tonnage, de 175 mil toneladas, aproximadamente) vendidos nos últimos 12 meses caiu 66% fase ao período homólogo do ano anterior (queda de 40 para 13, refere o comprador GMS num relatório citado pelo jornal).

A explicação para este fenómeno parece ser a subida do valor dos charters, o que leva os armadores a aproveitar até ao limite o potencial comercial dos seus navios e gerou um aumento do valor dos navios em segunda mão. Paralelamente, parece ter abrandado também o fluxo de porta-contentores para o mercado da reciclagem.

A GMS, porém, considera que este é o momento ideal para enviar os navios para desmantelamento, face à entrada em vigor da Convenção Internacional sobre Controlo e Gestão da Água de Lastro e Sedimentos (Ballast Water Management Convention, ou BWMS), prevista para 8 de Setembro deste ano.

Com a aproximação desta data, que implicará essencialmente a aquisição de tecnologia dispendiosa ou, em alternativa, a venda dos navios para desmantelamento, espera-se um elevado grau de envio de navios para reciclagem, pelo que mais tarde o valor de venda dos navios pode vir a diminuir.

Segundo a Clarkson, excluindo 5.300 navios, que já possuem sistemas de gestão e tratamento de águas de lastro, e 43 mil navios que estão envolvidos em serviços domésticos, logo, sem necessidade desses sistemas, espera-se que 46 mil navios necessitem de instalar os sistemas parasse adaptarem às regras da convenção.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill