Porto de Setúbal procura interessados para a construção e operação de novos cais.

Está em processo de divulgação internacional, através da Sapec, a área do projecto Blue Atlantic, situada «entre a infra-estrutura do Trem Naval e o Terminal Alstom, a cerca de um Km a montante do Terminal Sapec», informa a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS). Tal como sucede na área central do Porto de Setúbal, entre o Terminal Ro-Ro Coelho da Mota e o Terminal Sapec, igualmente sujeita a divulgação internacional, o objectivo do processo é obter manifestações de interesse nas zonas em questão.

No primeiro caso, é possível implantar um novo cais de 800 metros e uma ampla «área industrial e logística adjacente no SapecBay». No segundo, existe uma «capacidade acrescida de 1,5 milhões de TEU, a adicionar à oferta actual de 500 mil TEU». Ambas as áreas representam um potencial de expansão do Porto de Setúbal para «novos terminais portuários de mercadorias com uma frente de cais até cerca de mais 3 Km», esclarece a APSS.

De acordo com a APSS, também está em curso o «estudo de impacte ambiental das dragagens que permitirão em breve a entrada no porto de navios de contentores em qualquer maré com 4 mil TEU e a entrada de navios de granéis e carga geral até 14 m de calado».



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill