Com um investimento de cerca de 8 mil milhões de euros, o investimento deverá incluir um complexo petrolífero no porto de Gwadar.
Fórum Oceano

 

Fontes oficiais do Paquistão confirmaram recentemente que a Arábia Saudita irá investir cerca de 8 mil milhões de euros no Corredor Económico China-Paquistão (CPEC, sigla em inglês), um conjunto de estradas, ferrovias, oleodutos e centrais energéticas construídas a pensar no comércio internacional, unindo a cidade de Kashgar, na província chinesa de Xinjiang, ao porto de Gwadar, no Paquistão, transformando-se este no pilar central do Belt and Road Iniciative (BRI) ou Nova Rota da Seda, iniciativa promovida pela China para unir o Extremo Oriente e a Ásia à Europa.

 

 

 

Segundo meios de comunicação do Paquistão, o investimento incluirá um complexo de petróleo, no porto de Gwadar. Recorde-se que o Governo chinês e demais empresas já investiram, até agora, cerca de 16 mil milhões de euros no desenvolvimento deste corredor, incluindo um grande investimento no porto de Gwadar. Sendo este um projecto cujo portfólio já deverá rondar os 51 mil milhões de euros

 

 

 

“A Arábia Saudita foi o primeiro país que convidámos para se tornar o terceiro parceiro da CPEC”, referiu o ministro da Informação do Paquistão, Fawad Chaudhry. “A Arábia Saudita espera fazer investimento directo no projecto”, conclui.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill