Projecto foi um dos 10 escolhidos pelo Compete 2020 para representar o nosso país na campanha e o primeiro da Europa a enquadrar a aquacultura no contexto da Indústria 4.0
Aquasoja

O projeto Aquatropolis –  Intelligent Management System for Sustainable Aquacultures foi um dos 10 projectos eleitos pelo programa Compete 2020 para representar Portugal na campanha Europe In My Region, que incentiva os cidadãos da União Europeia a descobrirem os projectos europeus perto do local onde vivem.

Este projecto, que resulta de um consórcio formado pela Compta, a ALGAPlus, a Domatica, o Instituto Politécnico de Leiria (via Escolas Superiores de Turismo e Tecnologia do Mar e de Tecnologia e Gestão), o Instituto Politécnico de Tomar e o Tagus Valley,  foi ainda a primeira iniciativa europeia a enquadrar o desenvolvimento sustentável do sector aquícola europeu no contexto do advento da Indústria 4.0.

O  Compete 2020 apoiou o projecto no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de Co-promoção, com um investimento elegível de 1.668 mil euros, resultando num incentivo FEDER de 1.233 mil euros.

No âmbito da campanha Europe In My Region, quatro iniciativas – as jornadas portas abertas de projectos, um concurso de fotografia, uma caça ao projecto e um concurso de blogues – convidam os cidadãos a visitar projectos e partilhar imagens e experiências nas redes sociais.

Se é certo que as portas abertas ocorreram sobretudo em Maio, já a caça ao projecto decorre desde 2 de Maio a 14 de Junho, e os concursos de fotografia e blogues estão em curso igualmente desde 2 de Maio, mas até 28 de Agosto.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill