Karmenu Vella tem hoje uma das designadas reuniões de alto-nível com a residência Holandesa do Conselho da União Europeia para falar do futuro da aquacultura na Europa.

Karmenu Vella, o Comissário Europeu para o Ambiente, Pescas e Assuntos do Mar, tem hoje uma reunião de alto-nível com a Presidência Holandesa do Conselho da União Europeia para expor os progressos bem como os obstáculos encontrados ao desenvolvimento da aquacultura na Europa.

Como defende Karmenu Vella, a aquacultura é um sector decisivo para o futuro e se a Europa, neste momento, é apenas responsável por cerca de 2% de toda a produção mundial de aquacultura, em termos de qualidade, a sua liderança não oferece dúvida, seja, de imediato, no que respeita aos próprios produtos, seja no que respeita à investigação, seja nos elevados padrões ambientais impostos, seja, por consequência, em termos de sustentabilidade. Mas é necessário fazer mais e aumentar significativamente também em termos de produção, sendo indispensável, para tal, ultrapassar as dificuldades que ainda se colocam ao sector, como sejam os vários apoios, entre os quais, uma maior certeza financeira e uma maior garantia de aumento do negócio.

Entendendo que tal caminho não apenas proporcionará maior volume de emprego mais também maior segurança aos cidadãos europeus, Karmenu Vella ira aproveitar a ocasião para lançar também o EU Aquaculture Online , um portal de informação de negócio englobando desde as regras europeias e as prioridades estratégicas de cada Estado membro de forma a encorajar o investimento no sector, bem como guia sobre as linhas gerais para uma aquacultura sustentável.

O evento pode ser seguido em tempo real via internet aqui.



Um comentário em “Aquacultura Europeia em foco hoje em Bruxelas”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill