Na conferência de abertura da Semana do Mar 2018, em Setúbal, a administração portuária de Setúbal e a autarquia local revelaram proximidade de interesses e posições, num momento em que no porto de Setúbal desenvolve actividades de modernização e valorização
Lídia Sequeira

Lídia Sequeira, presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), aproveitou a conferência «Conhecer o Mar: investigação e inovação», organizada esta semana conjuntamente com a Câmara Municipal de Setúbal (CMS) no âmbito da Semana do Mar 2018, para reconhecer que desde que assumiu o cargo actual, a cooperação entre a APSS e a autarquia tem sido muito positiva e manifestou confiança de que assim continuará.

Na ocasião, a presidente da APSS considerou que o desenvolvimento do porto de Setúbal implica o envolvimento da cidade de Setúbal, e nesse contexto, da CMS. Dessa forma, e através dos novos projectos de acessibilidades marítimas e ferroviárias, a cidade poderá beneficiar de desenvolvimento económico, combinando estratégias.

Também presente, a presidente da CMS, Maria das Dores Meira, confirmou este entendimento entre a autarquia e a administração portuária, num momento especialmente importante para a APSS, salientando os benefícios dessa colaboração em prol do porto e da própria cidade. A autarca lembrou igualmente a importância do mar para o país e o interesse em aproximá-lo das populações.

Estiveram igualmente presentes Nuno Lourenço, Vogal do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), que apresentou o projecto do navio de investigação Mar Portugal, Ricardo Morgado, da ASM Industries, que apresentou o projecto WindFloat, desenvolvido pelo grupo português ASM (A. Silva Matos) e lembrou que o grupo concluirá no próximo ano o projecto WindFloat Atlantic, um parque eólico offshore para operar comercialmente ao largo de Viana do Castelo com três unidades, Susana Garrido, investigadora do IPMA, que apresentou o projecto Sardinha 2020, e Isabel Ventura, da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), que abordou o tema da aquicultura na Região de Setúbal.



Um comentário em “APSS e Câmara de Setúbal em sintonia”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill