Com este acordo, o porto de Sines e o Canal de Suez estreitam relações e esperam obter vantagens mútuas
Zona Económica do Canal do Suez

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e a Zona Económica do Canal do Suez assinaram ontem um Memorando de Entendimento com a Zona Económica do Canal do Suez Memorando de Entendimento (MoU) “que visa estreitar as relações entre duas interfaces logísticas e portuárias de dimensão global”, esclareceu a APS.

Para a APS, este acordo potencia “o posicionamento do Porto de Sines como principal porto português grande hub da costa atlântica e porto de entrada do Atlântico na Península Ibérica e na Europa, nomeadamente nos intensos tráfegos Este-Oeste via-Canal do Suez”.

Ambas as partes reconhecem o interesse comum “em estabelecer uma relação de parceria e cooperação para o desenvolvimento económico mútuo, tanto no aumento de oportunidades de negócios e volumes para o porto de Sines, assim como no aumento do tráfego através do Canal de Suez”, refere a APS.

A APS lembra também que “com quatro áreas industriais e seis portos, a Zona Económica do Canal do Suez está localizada na encruzilhada entre África, Europa e Ásia, ocupando 461 km2 ao longo das margens do recém-expandido Canal de Suez, com posição geográfica estratégica na principal rota comercial entre a Europa e a Ásia”, desempenhando “um papel fundamental no comércio mundial” e prometendo “reforçar a sua importância com o desenvolvimento de projectos como a mega iniciativa chinesa Belt and Road”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill